sábado, 16 de outubro de 2010

Tipologia e Design


O maior de todos os objetivos do designer gráfico é o bom senso e a criatividade bem aplicada. Ele precisa comunicar algo a alguém, e tem que chamar a atenção. A parte escrita é muito importante num projeto gráfico e saber utilizar de forma correta os tipos ou fontes é fundamental. Alguns passos São abordados na construção de uma página:

1. Contraste - É importante lembrar de algumas regras quando usar as fontes na composição: tamanho, peso, estrutura, forma, direção, cor.

2. Repetição - é o que cria uma identidade visual com o leitor, estabelecendo uma hierarquia.

3. Alinhamento – centralize ou justifique quando o tema do seu site e o texto for formal, caso contrário procure utilizar o texto de forma mais livre e disponha conforme a sua criatividade e o bom senso permitirem. Há cinco maneiras básicas de organizar as linhas de composição em uma página : justificada, não-justificada à direita, não-justificada à esquerda, centralizada e assimétrica.

4. Legibilidade - Talvez seja o ponto fundamental, é muito importante saber utilizar estilos de fontes em determinados casos, fontes desconstruídas e modernas se encaixam bem em sites modernos e jovens, fontes clássicas e manuscritas muitas vezes se encaixam bem em sites clássicos e sérios, fontes normais e sérias se encaixam perfeitamente em sites institucionais e moderados.  

Fonte: é o conjunto completo de caracteres sob o mesmo estilo e em todos os corpos: caixa alta e baixa, sinais de pontuação, acentos e numerais.

Família de tipos: são todas as variações de uma fonte: Helvética Narrow, Helvética Narrow Bold, Helvética Narrow Bold Oblique.

Classificação

serifa triangular - elzavir, ex.: Times New Roman
serifa linear - didot, ex.: Bodoni
serifa quadrada - egípcio, ex.: GeoSlab
ausência de serifa – antigo 
sem serifa, ex.: Helvética
semi sem serifa, ex.: Optima 
cursivas (manuscrita), ex.: Thelly Alegro BT 
fantasias, ex.: Kidnap

Para quê serve? Os tipos são usados não apenas para comunicar, mas também para traduzir idéias, sensações, emoções, enfim, para "falar" através da escrita. Existem tipos clássicos, divertidos, elegantes, pesados, leves, sérios, técnicos, instáveis, confusos, uma grande variedade de desenhos e estilos que se prestam para variadas formas de comunicação.


Fonte: baseado no material do professor de Design da Universidade Anhembi Morumbi - Andrej Grujic

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